Os Jovens Repórteres para o Ambiente (JRA) investigam, questionam, entrevistam, recolhem factos, captam imagens, reportam e comunicam sobre sustentabilidade num exercício de cidadania activa.

Este projecto é coordenado em Portugal pela Associação Bandeira Azul:
www.abae.pt




quarta-feira, 30 de março de 2011

A prática da ecologia no “Zmar eco campo Resort & SPA“

No dia 19 de Fevereiro de 2011, os alunos envolvidos no projecto “Jovens Repórteres para o Ambiente”, acompanhados pelas professoras, visitaram o parque de campismo ecológico Zmar.


A visita teve início pelas 10H, foram realizadas as apresentações entre alunos, docentes e guia da visita ao parque. O Zmar possui uma área de 80 hectares, o único parque ecológico da Europa. Ao longo da visita, constatou-se os detalhes tidos em conta na construção e organização do parque de forma a enquadrar-se com o meio em que está inserido. Todas as vias de circulação encontram-se em terra, os estacionamentos, parques de caravanas e autocaravanas, são construídos sem impermeabilização dos solos. A circulação de automóveis é limitada, e encontra-se disponíveis carrinhos eléctricos com painéis incorporados para reduzir as emissões de dióxido de carbono (CO2).



Os espaços verdes são diversos e dispersos. As mesas de piquenique, bem como as espreguiçadeiras, são de plástico reciclado e reutilizado, colocando em prática a política dos 3R´s. Esse material é recolhido em ecopontos não só nacionais. Realça-se que a reciclagem destes polímeros sintéticos é um excelente contributo para a redução de lixo marinho.
Os candeeiros solares, exteriores, têm capacidade de armazenar energia para seis dias de utilização. Este recurso, evita anualmente a emissão de 28 toneladas de dióxido de carbono. Nesse âmbito, também as águas são aquecidas pelo mesmo recurso energético.


Cerca de 2 hectares de relvado, é sustentada por água reutilizada e tratada que provêm das piscinas e dos banhos.


Na estação de tratamento de lixo, os sacos de separação são revistos certificando que os resíduos presentes estão no local correcto. Existe ainda um ecoponto gigante, construído por três contentores onde são armazenados os resíduos após a separação. Encontra-se em prática o reaproveitamento de resíduos alimentares dos restaurantes, evitando o mau cheiro e impacto prejudicial para a comunidade. Esses resíduos servem de alimento para os animais do parque. Os restos de carnes e peixes são triturados, e servirão de fertilizante para os jardins, após a compostagem.


Na ETA (…) as águas possuem um rigoroso controlo técnico e são sujeitas a vários processos. Além da filtração, é sujeita a processos de decantação e desinfecção. As análises de água são realizadas duas vezes por dia. e a desinfecção.


A ETAR é uma infra-estrutura que sujeita as águas residuais a diversos processos com o objectivo de diminuir a quantidade de matéria bacteriológica e mineral e reduzir a contaminação da fauna e flora. As águas são sujeitas a decantação, retirando as grandes quantidades de lama em depósito.


Constatou-se que a ETA e a ETAR não apresentam qualquer mau cheiro.


A criação de uma ETA apresenta uma grande importância dado que a quantidade de água mobilizada neste espaço teria capacidade de servir 4500 pessoas. As águas tratadas são reutilizadas na rega, diminuindo a utilização de água da rede pública ou outra fonte. A água potável é reservada para usos obrigatórios de água potável. Todos os processos são programados e analisados, minuciosamente.


No final de todo o conhecimento adquirido nesta visita ao Zmar, usufruímos da piscina interior onde pudemos constatar mais espaços bem cuidados e organizados, assentes sobre o alicerce de todo o parque – a ecologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário