Odemira, concelho pertencente ao distrito de Beja, subregião do Alentejo Litoral, constituído por 17 freguesias com cerca de 26 mil habitantes. Maior concelho em área total, com 1720,25Km2 e 55km de costa, entre os quais 12 km são praias. Toda a sua costa litoral pertence ao Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, incluindo também o vale do rio Mira (um dos menos poluídos de todo o continente europeu) desde a foz até à vila de Odemira.
Odemira possui grande variedade geográfica e panorâmica, com agricultura e floresta diversificada. Região caracterizada por planície, montanha e serra, rio, barragem, mar e praias.
A Costa Sudoeste constitui uma das zonas litorais menos afectadas pela intervenção humana e com características ecológicas ímpares. Território português importante para a passagem migratória de pássaros, onde o seu número de espécies presentes é maior do que em qualquer outra área de dimensões semelhantes. A construção de ninhos em falésias e arribas marítimas é uma das características da cegonha-branca, o falcão-peregrino e gralha-de-bico-vermelho. Realça-se que é o único local onde as cegonhas constroem os seus ninhos nos rochedos marítimos. Nas dunas e falésias encontram-se também fuinhas, raposas e texugos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário