Os Jovens Repórteres para o Ambiente (JRA) investigam, questionam, entrevistam, recolhem factos, captam imagens, reportam e comunicam sobre sustentabilidade num exercício de cidadania activa.

Este projecto é coordenado em Portugal pela Associação Bandeira Azul:
www.abae.pt




quarta-feira, 30 de março de 2011

Concelho de Odemira


Odemira, concelho pertencente ao distrito de Beja, subregião do Alentejo Litoral, constituído por 17 freguesias com cerca de 26 mil habitantes. Maior concelho em área total, com 1720,25Km2 e 55km de costa, entre os quais 12 km são praias. Toda a sua costa litoral pertence ao Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, incluindo também o vale do rio Mira (um dos menos poluídos de todo o continente europeu) desde a foz até à vila de Odemira.







Odemira possui grande variedade geográfica e panorâmica, com agricultura e floresta diversificada. Região caracterizada por planície, montanha e serra, rio, barragem, mar e praias.

A Costa Sudoeste constitui uma das zonas litorais menos afectadas pela intervenção humana e com características ecológicas ímpares. Território português importante para a passagem migratória de pássaros, onde o seu número de espécies presentes é maior do que em qualquer outra área de dimensões semelhantes. A construção de ninhos em falésias e arribas marítimas é uma das características da cegonha-branca, o falcão-peregrino e gralha-de-bico-vermelho. Realça-se que é o único local onde as cegonhas constroem os seus ninhos nos rochedos marítimos. Nas dunas e falésias encontram-se também fuinhas, raposas e texugos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário